O governo consiste no controle da agitação infantil, aplicado inicialmente pelos pais e depois pelos mestres, visando submeter à criança às regras do mundo adulto e tornando possível o início da instrução. (...) A instrução é o procedimento principal da educação e baseia-se no desenvolvimento dos interesses (...). Formar moralmente uma criança é educar sua vontade, e isso somente pode ser feito por meio de maior clarificação das representações e do crescimento das ideias na mente da criança. (...) A disciplina é o procedimento pelo qual se mantém firme a vontade educada no propósito da virtude (ARANHA, 1996, p. 161).
Para garantir o melhor desenvolvimento do conhecimento da criança, essa tendência propõe cinco passos formais: preparação - revisão do conteúdo anterior; apresentação - o mestre repassa o novo conhecimento; assimilação - o aluno faz ligação do novo com o velho, percebendo semelhanças e diferenças; generalização - o aluno constrói concepções abstratas a partir de suas experiências; aplicações - por meio de exercícios o aluno aplica o que aprendeu.
APLICAÇÃO DO JOGO
O jogo realizado com a classe, teve como tema: Modelos Atômicos. Considerando que os alunos já possuem um prévio conhecimento sobre esse assunto, foi colocado sobre a mesa cinco nomes de cientistas diferentes, que contribuíram para a descoberta do modelo atômico. Os postulados por estes cientistas também foram colocados dispersos sobre a mesa juntamente das imagens de cada modelo.
Cada aluno teria que relembrar da teoria estudada e conciliar o nome do cientista com o seu postulado, e consequentemente com a imagem de seu modelo.
Após a apresentação e assimilação da teoria dos modelos atômicos, os alunos terão que realizar dois exercícios referente a concepção construída anteriormente.
Abaixo, segue as imagens do jogo:

Nomes dos cientistas, postulados, imagens dos modelos e exercícios.

1º Modelo atômico

2º Modelo atômico

3º Modelo atômico

4º Modelo atômico

5º Modelo atômico

A alternativa “b” diz que o elétron emite energia ao passar de uma órbita mais interna para uma mais externa, quando na verdade o elétron precisa receber energia para saltar para uma órbita mais externa. As afirmativas “a”, “c”, “d” e “e” estão corretas.
LETRA B
Após seu experimento, Rutherford comparou o número de partículas emitidas com o número de partículas desviadas, e deduziu, que a massa da matéria, no caso a lâmina de ouro, estaria localizada em pequenos pontos, denominados núcleos.
Referências


Nenhum comentário:
Postar um comentário