quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Aula 28/setembro

Na última aula do dia 21 de setembro, a professora Rita pediu para que preparássemos uma aula de 45 minutos sobre o artigo: “Limites e possibilidades das TIC na educação” - Guilhermina Lobato Miranda, para ser lecionado no dia 28 de setembro, quarta-feira. A aula teria que ser prepara em duplas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Maria Dara e Suellem:


PLANO DE AULA SOBRE INOVAÇÕES EM SALA DE AULA E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Introdução

Os seres humanos têm uma tendência, que diria natural, para simplificar a informação que recebem do meio. Criam categorias e associações de modo a memorizar e compreender o que se passa a sua volta. Uma das associações mais recorrentes em educação e a de juntar ensino e aprendizagem. Com razão. Porque o objetivo de quem ensina e que o que e ensinado seja aprendido. E reciprocamente o objetivo de quem aprende e memorizar e compreender o que e ensinado. Ensinar e aprender são as duas faces de uma mesma moeda, embora nem sempre em sintonia. Deveria existir uma qualquer relação entre aquilo que e ensinado e o que e aprendido, mas está relação, como a investigação o tem mostrado, não é linear.
Do mesmo modo se tem associado o conceito de tecnologia ao de inovação e estes dois termos ao de melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem. Considera-se que a introdução de novos meios tecnológicos no ensino irá produzir efeitos positivos na aprendizagem, porque se pensa que os novos meios irão modificar o modo como os professores estão habituados a ensinar e os alunos a aprender. Considera-se também que novos programas, métodos e currículos são a senha que garante uma melhor aprendizagem. Como veremos ao longo deste artigo estas simples asserções nem sempre são verdadeiras.

Objetivo

Despertar nos alunos a importância de inovar em sala de aula adotando as novas tecnologias, levando-os à reflexão sobre sua utilização e disponibilidade, considerando que cada cidadão tem o direito de usufruir destas ferramentas, bem como, o dever de utilizá-las de maneira responsável.

Conteúdo

  • A utilização de forma responsável das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC;
  • A importância das TIC;
  • Os diversos usos das TIC no contexto da sala-de-aula;
  • A aprendizagem relacionada a inovação utilizando a tecnologia.

Tema: Inovação e o uso Tecnológico

1ª Etapa: Leitura do artigo: “Limites e possibilidades das TIC na educação” - Guilhermina Lobato Miranda

Tecnologia Educativa        ←       Psicologia da Aprendizagem
      Instrução
        ↓
Recursos e Avanços técnicos  ↔  determinar e melhorar  aprendizagem



   Interpretar    ←   Aluno      →      Ler
          ↓
     Diferenciar
           ˅
   Informações



Tecnologias  →    Apoio aos alunos
         ↓
“criam novo mundos” (bem/mal)



Dificuldades   →    Falta de recursos e formação
        ↓

Professores resistentes ao modelo    ↔    exige esforço, persistência e empenhamento


2ª Etapa: Apresentação do vídeo: “Tecnologia invade sala de aula da rocinha”.



3ª Etapa: Formar equipes com quatro participantes do mesmo curso.

Atividade 1: Utilizando a internet, os alunos deverão acessar sites de busca, como, GoogleYahoouol busca e pesquisar sobre como inovar em um conteúdo especifico de sua área de formação utilizando tecnologias.

Atividade 2: Um aluno de cada área terá que apresentar a ideia referente a atividade 1 para a sala de aula.

Avaliação

  • Observar e registrar a participação dos alunos nas etapas individuais e coletivas do trabalho;

  • Verificar o domínio progressivo dos conceitos, das noções e dos processos;

  • Examine o conjunto da produção de todas as atividades;

  • Reservar um tempo para que os alunos falem livremente sobre a experiência e para avaliar eventuais dificuldades e ganhos de aprendizagem.


-----------------------------------------------------------------------------------------------

Eustáquio e Gilberto:

Plano de Aula
·        Objetivos
         Mostrar as características e as reais possibilidades das TIC.

·        Conteúdo
         O texto estudado será o artigo “Limites e possibilidades das TIC na educação” - Guilhermina Lobato Miranda.

·        Procedimentos
         Introdução e reflexão ao conteúdo apresentado.

·        Recursos
    Utilização de vídeos 

1º vídeo: Revista Digital - Rubem Alves (educador e escritor)






Nenhum comentário:

Postar um comentário