-----------------------------------------------------------------------------------------------Na última aula do dia 21 de setembro, a professora Rita pediu para que preparássemos uma aula de 45 minutos sobre o artigo: “Limites e possibilidades das TIC na educação” - Guilhermina Lobato Miranda, para ser lecionado no dia 28 de setembro, quarta-feira. A aula teria que ser prepara em duplas.
Maria Dara e Suellem:
PLANO DE AULA SOBRE INOVAÇÕES EM SALA DE AULA E O
USO DE NOVAS TECNOLOGIAS
Introdução
Os seres humanos têm uma tendência, que diria natural, para simplificar
a informação que recebem do meio. Criam categorias e associações de modo a
memorizar e compreender o que se passa a sua volta. Uma das associações mais
recorrentes em educação e a de juntar ensino e aprendizagem. Com razão. Porque
o objetivo de quem ensina e que o que e ensinado seja aprendido. E
reciprocamente o objetivo de quem aprende e memorizar e compreender o que e
ensinado. Ensinar e aprender são as duas faces de uma mesma moeda, embora nem sempre
em sintonia. Deveria existir uma qualquer relação entre aquilo que e ensinado e
o que e aprendido, mas está relação, como a investigação o tem mostrado, não é
linear.
Do mesmo modo se tem associado o conceito de tecnologia ao de inovação e
estes dois termos ao de melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem. Considera-se
que a introdução de novos meios tecnológicos no ensino irá produzir efeitos positivos
na aprendizagem, porque se pensa que os novos meios irão modificar o modo como
os professores estão habituados a ensinar e os alunos a aprender. Considera-se também
que novos programas, métodos e currículos são a senha que garante uma melhor aprendizagem.
Como veremos ao longo deste artigo estas simples asserções nem sempre são
verdadeiras.
Objetivo
Despertar nos alunos a importância de inovar em sala de aula adotando as
novas tecnologias, levando-os à reflexão sobre sua utilização e disponibilidade,
considerando que cada cidadão tem o direito de usufruir destas ferramentas, bem
como, o dever de utilizá-las de maneira responsável.
Conteúdo
- A utilização de forma responsável das Tecnologias de Informação e
Comunicação – TIC;
- A importância das TIC;
- Os diversos usos das TIC no
contexto da sala-de-aula;
- A
aprendizagem relacionada a inovação utilizando a tecnologia.
Tema: Inovação e o uso Tecnológico
1ª Etapa: Leitura do artigo: “Limites e possibilidades
das TIC na educação” - Guilhermina Lobato Miranda
Tecnologia Educativa ← Psicologia da Aprendizagem
↓
Instrução
↓
Recursos e Avanços técnicos ↔ determinar e melhorar aprendizagem
Interpretar ← Aluno → Ler
↓
Diferenciar
˅
Informações
Tecnologias → Apoio aos alunos
↓
“criam novo mundos” (bem/mal)
Dificuldades → Falta de recursos e formação
↓
Professores resistentes ao modelo ↔ exige esforço, persistência e empenhamento
2ª Etapa: Apresentação do vídeo: “Tecnologia invade sala
de aula da rocinha”.
3ª Etapa: Formar equipes com quatro participantes do
mesmo curso.
Atividade 1: Utilizando a internet, os alunos deverão acessar sites de busca,
como, Google, Yahoo, uol busca e
pesquisar sobre como inovar em um conteúdo especifico de sua área de formação
utilizando tecnologias.
Atividade 2: Um aluno de cada área terá que apresentar a ideia referente a atividade
1 para a sala de aula.
Avaliação
- Observar e registrar a participação dos alunos nas etapas
individuais e coletivas do trabalho;
- Verificar o domínio progressivo dos conceitos, das noções e dos
processos;
- Examine o conjunto da produção de todas as atividades;
- Reservar um tempo para que os alunos falem livremente sobre a
experiência e para avaliar eventuais dificuldades e ganhos de
aprendizagem.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Eustáquio e Gilberto:
Plano de Aula
·
Objetivos
Mostrar
as características e as reais possibilidades das TIC.
·
Conteúdo
O
texto estudado será o artigo “Limites e possibilidades das TIC na educação” - Guilhermina Lobato
Miranda.
·
Procedimentos
Introdução
e reflexão ao conteúdo apresentado.
·
Recursos
Utilização de vídeos
1º vídeo: Revista Digital - Rubem Alves (educador e escritor)
Utilização de vídeos
1º vídeo: Revista Digital - Rubem Alves (educador e escritor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário