quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Aula 21/setembro

  • Na aula do dia 21 de setembro, quarta-feira, a professora Rita distribuiu uma folha com o seguinte exercício, para ser feito em grupo (Blog):

1- Selecione um conteúdo específico de sua área de formação;
2- Defina os objetivos e elabore um estuo dirigido mesclado com o uso de tecnologias (vídeo, slides, filme, documentário, jogo, ambiente virtual, etc);
3- Estipule o tempo de execução em classe do estudo dirigido elaborado;
4- Discorra sobre as possibilidades e limites do uso de estudo dirigido nas disciplinas lecionadas por você (sua área de formação).

-----------------------------------------------------------------------------------------------

  1. Balanço de massas em reações químicas:
O balanço de massa, também chamado de balanço material, é uma consequência da Lei da Conservação das Matéria. O balanço de massas afirma que a quantidade de todas as espécies numa solução contendo um átomo em particular (ou grupo de átomos) precisa ser igual ao total daquele átomo (ou grupo) adicionado à solução.

  1. Estudo dirigido:
O estudo dirigido terá como proposta a utilização de um ambiente virtual (https://phet.colorado.edu/sims/html/balancing-chemical-equations/latest/balancing-chemical-equations_en.html), que auxiliará o aluno no entendimento do conteúdo dado em sala, e na prática de resolução de exercícios.

  1. Tempo de execução
O tempo programado para a aplicação deste conteúdo será de três aulas, de cinquenta minutos: a primeira sendo a explicação da teoria de Balanceamento de massas nas reações químicas; a segunda aula será a utilização do ambiente virtual; e a terceira aula contará com a aplicação de exercícios relacionados ao conteúdo dado.

  1. Utilização do estudo dirigido
O estudo dirigido é o aprendizado direcionado para um determinado aspecto de uma temática, que auxilia o estudante com um roteiro especifico. Serve para ajudar a fixar melhor determinados conceitos ou enfatizar o que se quer que o aluno aprenda. Fica mais fácil entender e solucionar as questões dadas em sala.


  • Após a resolução do exercício, a professora Rita passou o seguinte trabalho:

1-    Faça a leitura do seguinte artigo: “Limites e possibilidades das TIC na educação” - Guilhermina Lobato Miranda;

2-    Faça um glossário dos termos não-conhecidos e procure o significado deles;

3-    Destaque as ideias num esquema explicativo, articulando as ideia e argumentos;


4-    Elabore um Plano de Aula para a turma de Didática 2016 tendo como conteúdo este artigo, utilizando o material que preparou. Defina bem os objetivos, escolha o mais adequado procedimento didático, considere o tempo de 45 minutos, escolha os recursos necessários e defina formas como avaliará se os objetivos foram alcançados. Os Planos deverão ser feitos pela dupla e serão, no dia 28 de setembro, sorteados para serem desenvolvidos em classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário