- Na
aula do dia 21 de setembro, quarta-feira, a professora Rita distribuiu uma
folha com o seguinte exercício, para ser feito em grupo (Blog):
1- Selecione
um conteúdo específico de sua área de formação;
2- Defina
os objetivos e elabore um estuo dirigido mesclado com o uso de tecnologias
(vídeo, slides, filme, documentário, jogo, ambiente virtual, etc);
3- Estipule
o tempo de execução em classe do estudo dirigido elaborado;
4- Discorra
sobre as possibilidades e limites do uso de estudo dirigido nas disciplinas
lecionadas por você (sua área de formação).
-----------------------------------------------------------------------------------------------
- Balanço de massas em
reações químicas:
O
balanço de massa, também chamado de balanço material, é uma consequência da Lei
da Conservação das Matéria. O balanço de massas afirma que a quantidade de
todas as espécies numa solução contendo um átomo em particular (ou grupo de
átomos) precisa ser igual ao total daquele átomo (ou grupo) adicionado à
solução.
- Estudo dirigido:
O
estudo dirigido terá como proposta a utilização de um ambiente virtual (https://phet.colorado.edu/sims/html/balancing-chemical-equations/latest/balancing-chemical-equations_en.html),
que auxiliará o aluno no entendimento do conteúdo dado em sala, e na prática de
resolução de exercícios.
- Tempo de execução
O
tempo programado para a aplicação deste conteúdo será de três aulas, de
cinquenta minutos: a primeira sendo a explicação da teoria de Balanceamento de
massas nas reações químicas; a segunda aula será a utilização do ambiente
virtual; e a terceira aula contará com a aplicação de exercícios relacionados
ao conteúdo dado.
- Utilização do estudo
dirigido
O
estudo dirigido é o aprendizado
direcionado para um determinado aspecto de uma temática, que auxilia o
estudante com um roteiro especifico. Serve para ajudar a fixar melhor determinados
conceitos ou enfatizar o que se quer que o aluno aprenda. Fica
mais fácil entender e solucionar as questões dadas em sala.
- Após
a resolução do exercício, a professora Rita passou o seguinte trabalho:
1-
Faça a leitura do seguinte artigo: “Limites e
possibilidades das TIC na educação” - Guilhermina Lobato Miranda;
2-
Faça um glossário dos termos não-conhecidos e
procure o significado deles;
3-
Destaque as ideias num esquema explicativo,
articulando as ideia e argumentos;
4-
Elabore um Plano de Aula para a turma de
Didática 2016 tendo como conteúdo este artigo, utilizando o material que
preparou. Defina bem os objetivos, escolha o mais adequado procedimento didático,
considere o tempo de 45 minutos, escolha os recursos necessários e defina
formas como avaliará se os objetivos foram alcançados. Os Planos deverão ser
feitos pela dupla e serão, no dia 28 de setembro, sorteados para serem
desenvolvidos em classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário