UNIVESP – TV; Em 05 de outubro de 2016.
Relações Pedagógicas:
O processo não é só o “como ensinar”, mas sim o “para o que
ensinar”, o “porque ensinar”, e não focar apenas no conteúdo, mas também nas relações
Professor – Aluno; Aluno – Aluno, para que assim possa interferir de modo significativo
e positivo no desenvolvimento psicológico do Aluno.
O processo de ensino aprendizado é sempre relacional, ou
seja, uma troca constante, pois quem ensina também aprende, e quem aprende
também ensina por isso, o professor, pode até fazer um roteiro ou plano de aula
seguindo suas concepções político pedagógicas, mas apenas durante o processo que
o docente vai poder ter exata noção de até onde ele pode ir com determinado
conteúdo programado, ou até mudar totalmente sua programação de acordo com a
atuação do aluno.
O centro é a relação, o foco não está no Aluno nem no
Professor, e tal relação é imprevisível, imponderável, e não calculável, por
isso, o docente constantemente deve procurar em seus alunos, as suas particularidades,
para tentar minimizar as dificuldades de relação e assim melhorar o processo de
ensino aprendizado.
É o professor responsável pela regência da relação do aluno
com o conhecimento, o professor coordena, mas o foco esta no aprendizado do
aluno, buscando relacionar os interesses de seus alunos com o conteúdo programático.
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